9
September , 2010
Thursday





Frases, textos, artigos motivacionais, mensagens de otimismo, mensagens de reflexões, motivação, mensagens para motivar, textos de motivação.

Submarino.com.br

Missão, visão e valores

Postado por Admin em de abril de 2008

Raúl Candeloro
Tenho defendido constantemente que, antes de falar de recrutamento e seleção, de treinamento, de remuneração, de supervisão de equipes, etc. (ou seja, das atividades rotineiras que definem o dia-a-dia da gestão da força de vendas), é muito importante que uma empresa defina claramente qual a sua missão, qual a sua visão e quais os seus valores.

» A missão de uma empresa é uma promessa que ela faz, por exemplo: “Queremos ser os melhores em x”. Esse x é vital definir, pois é o x que dirá que tipo de perfil de vendedor você vai procurar, como vai treiná-lo e remunerá-lo, etc. A missão é o seu grande diferencial estratégico em relação à concorrência – todo o resto depende do que você define como sua missão.

» A visão é a definição de um mundo ideal – como você gostaria que as coisas fossem.

» Os valores são “palavras mágicas” que resumem as atitudes nas quais sua empresa acredita.

Com esses três itens, você consegue dar um foco claro para uma série de decisões estratégicas dentro e fora da empresa. Mas o interessante é que também podemos discutir qual a missão da equipe de vendas (o que se espera dela?), a visão que temos (como você gostaria que fosse) e os valores (atitudes que obviamente deveriam estar alinhados com os da própria empresa).

São coisas básicas, mas pergunte para um vendedor ou vendedora na sua equipe qual a missão da empresa, se tiver 15 pessoas na equipe provavelmente terá 15 respostas diferentes – o que é obviamente um problema. Se as pessoas não sabem exatamente o que se espera delas, é difícil exigir que atinjam resultados excepcionais, planejem supermetas, invistam constantemente em capacitação pessoal e profissional, etc.

Uma missão clara tem um efeito colateral interessante: pode ser uma poderosa ferramenta de motivação, principalmente quando existe uma identificação muito forte (o que eu chamaria de “alinhamento”) entre a missão da empresa e sua equipe de vendas. Missão, visão e valores

Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais, Motivação e Liderança. Autor de vários livros, é também mestre em Empreendedorismo pelo Babson College.
E-mail: raul@vendamais.com.br

Popularity: 1% [?]

Você pode comentar esse artigo, ou criar trackback para seu site......................................................... Imprimir Imprimir Enviar email Enviar email

3 Responses

  1. Gerhard Saboia Says:

    A missão de uma empresa é uma promessa que ela faz, por exemplo: “Queremos ser os melhores em x”.

    prezado Raúl, neste trecho, no lugar da palavra missão não seria visão?

    Posted on junho 5th, 2008 at 12:20

  2. Adrian |Webmaster| Says:

    Gerhard fiz contato com o Raul e obtive a seguinte resposta:

    “Olá Adrian,

    Não, não seria visão, e é aqui que a maioria das empresas se confunde.
    Missão é algo muito específico e mensurável, como o nome já diz. Já a
    visão é algo mais genérico e abrangente.

    Atenciosamente,

    Raul Candeloro”

    Posted on junho 6th, 2008 at 8:52

  3. João Neto Says:

    Prezado Raul,
    Por gentileza, informe a fonte para as definições de Missão e Visão citadas no texto acima.

    Posted on julho 23rd, 2010 at 22:04

Leave a Reply





E VOCÊ? FAZ PARTE DE QUAL TIME?

Imagem de Amostra do You Tube

Popularity: 2% [?]

Recent Comments

Neste site são disponibilizados para vocês os textos motivacionais diversos que o pessoal da área de recursos humanos tem usado bastante para colocar nos quadros da empresa ou para enviar aos seus colaboradores… Temos também diversos vídeos muito úteis e de excelente qualidade que não se pode perder a chance de conhecer!

Recent Comments

História De Amor

On abr-29-2008
Reported by Admin

As preocupações da administração e da liderança

On abr-28-2008
Reported by Admin

COMO SE COMPORTAR NESTE ANO:

On jan-25-2009
Reported by Adrian |Webmaster|

Toque de Vencer!

On mar-6-2008
Reported by Adrian |Webmaster|