Sobre o filme “The Secret”

O ser humano tem estado sempre em busca da transcendência: esse é o seu destino, pois para preservar a espécie, principal objetivo da Natureza, ele precisa aperfeiçoar-se cada vez mais. Assim, esteve e está procurando o Elixir da Longa Vida, que, na Idade Média, era a beberagem que os alquimistas tentavam produzir a fim de rejuvenescer e garantir a longevidade e a Pedra Filosofal, isto é, uma fórmula imaginária para converter qualquer metal em ouro (e está conseguindo com as boas práticas de marketing, que é a mão de Midas, o rei lendário que recebeu o dom de transformar em ouro tudo que tocava). Na verdade, Elixir da Longa Vida, Pedra Filosofal e Rei Midas são metáforas para manifestar o Grande Segredo.

Mas o interessante filme “The Secret” fala dos efeitos sem ir às causa que, uma vez compreendidas cientificamente, dá a quem conhecê-las a certeza da obtenção de resultados que as leis da Física Quântica propiciam.

A maior preocupação da Natureza é com a preservação das espécies e por isso ela dotou os seres com o sistema de autopreservação e preservação das espécies (sape), composto por estruturas cerebrais que comandam as emoções (no sentido de energia) e o sistema glandular endócrino pelo complexo hormonal (A palavra hormônio vem do verbo grego horman, “incitar”, daí hormé, “impulso”). Enfim, o hormônio é o que leva o ser à ação. Confira-se a ligação de “hormônio” com “emoção”, do latim e(x), “para fora” e motus, “movimento”.

Não obstante ser muito bem feito, faltou no filme “The Secret” a explicação de que somente as informações, sob a forma de emoção, que penetram no sistema de autopreservação e preservação da espécie (SAPE) são capazes de conduzir o ser à ação, à mudança de comportamento, daí surgindo as leis da Emotologia, que levam as pessoas a conseguirem resultados.

Na verdade, o Grande Segredo está em identificarmos as estruturas que tornam possível o sistema de autopreservação e preservação da espécie e como se penetrar nele, uma vez que, se ele existe para atingir o maior objetivo da Natureza, e se colocarmos nele os nossos próprios objetivos, Ela (Natureza) usará a Lei da Realização para conseguir também os nossos, como se fossem os dela próprios.

The Secret é um filme bem feito, realizado por pessoas familiarizadas com a consecução de resultados e com treinamento empresarial, como, por exemplo, Jack Canfield em cuja companhia tive o prazer de ter participado de vários congressos internacionais.

Não obstante, a admiração e o respeito que merecem os autores do filme “The Secret”, como há muito tempo antes já tínhamos escrito sobre o mesmo tema com o título “O Grande Segredo”, gostaríamos que os autores tivessem mostrado, cientificamente, como temos feito em nossos livros e artigos, por que e como funciona o mecanismo de atingir objetivos, vale dizer como mobilizar os recursos do sape para, com certeza, atingir RESULTADOS. Esse é o assunto principal da Emotologia.

Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Artigo sem votos)
Loading ... Loading ...


Deixe um comentario