Bons relacionamento? Foque nos princípios
Ao aprender alguma coisa precisamos compreender os princípios, e não somente as idéias ou exemplos apresentados. Baseando-me nesta afirmação, faço outra provocação: os princípios que regem os relacionamentos humanos também são imutáveis. Se praticados, eliminam boa parte dos conflitos pessoais.
Por mais paradoxal que possa parecer, somos os mesmos há milênios. O ser humano não mudou quase nada. Possui os mesmos medos, anseios, angústias, sonhos, aspirações de 2 mil anos atrás. Eles ainda estão presentes em você, cidadão ou cidadã do Terceiro Milênio, da mesma forma que antes. A única coisa que muda ao longo do tempo é o objeto ou o meio que usamos para manifestar essas sensações, esses sentimentos. Antes, o medo era de ser atropelado por um cavalo; hoje, é por um carro. E assim segue o mundo.
O desconhecimento e a omissão na aplicação dos princípios que regem os relacionamentos entre os homens são os principais responsáveis pelos conflitos entre as pessoas. Pense no que disse Sigmundo Freud, o pai da Psicanálise: “Temos defesa para qualquer tipo de ataque, mas somos absolutamente indefesos aos elogios”. Obviamente, Freud falou sobre os princípios no relacionamento humano. Por isso é que se aplicam há séculos. Veja outro exemplo, desta vez do profeta Salomão, no livro dos Provérbios: “Uma resposta amiga e delicada acalma os nervos, mas quem responde com raiva provoca brigas e confusão”.
É isto: princípios. Tomando-os como referências verdadeiras em nossos relacionamentos, evitamos conflitos absolutamente desnecessários. Entenda que tomar algo como uma referência para si não é somente conhecer, mas também – e principalmente – aplicar.
Na prática:
- Fale amavelmente com as pessoas
- Sorria para elas
- Chame-as pelo nome
- Seja amistoso, útil, cordial
- Mostre interesse genuíno
- Elogie
- Atente para os sentimentos dos outros
- Considere a opinião dos outros
- Sirva e ame as outras pessoas
Evidentemente, nada disse será possível se você não amar a si mesmo.
Desafio: Para nascer o carismático, mate o arrogante!
Créditos: Livro, MORRA E MUDE: Um guia para revolução pessoal e profissional
Autor: Paulo Angelim / www.pauloangelim.com.br
Editora: Mundo Cristão
Categoria: Motivação
Enviar por email
Imprimir este Post











Deus abençoe a todos abundantemente na graça de Cristo.
Amados. Parabéns a todos pelo site abençoado, porém, desejo obter um comentário a mais sobre alguns principios de liderança à ser aplicado onde sou pastor
Atenciosamente,
Pr. Stanley
Olá Pr. Stanley,
Acabo de publicar aqui alguns textos que talvez atendam seu pedido.
Um grande abraço,
Prof. Rita Alonso
São eles:
Como obter sucesso na liderança?
Atributos De Liderança
Sobre Liderança
O Jardineiro
Estou preparando um curso de Liderança Situacional para os niveis de comando de nossa organização. Encontrando esse site e percebendo ser ele de cunho cristão, resolvi dele extrair alguns pontos muito interessante para meu desenvolvimento.
Gostaria de apenas acrescentar que, ao ser humano, é muito importante conhecer os princípios que regem um bom relacionamento humano, mas sobre tudo, conhecer onde busca-los. E este é claro: Deus, pela orientação de Seu Espírito Santo.
Deus nos abençõe.
A gente gostou muito das dicas de relacionamento, pois são coisas simples que fazem o dia-a-dia ser melhor! e tambem ajudou nós muito na nossa pesquisa escolar!