A União que combate o desemprego
O cooperativismo é a saída? O professor Paul Singer diz que não é uma saída porque o desemprego hoje no Brasil é um problema de massa.. mas sem dúvida ,constitui uma alternativa importantíssima.
“Organização de cooperativa é uma coisa necessariamente vagarosa e não vai conseguir resolver o problema de milhões e milhões de brasileiros sem trabalho”
“A indústria reduziu drasticamente a mão –de – obra, através da terceirização, inclusive com a criação de pseudo – cooperativas criadas apenas para explorar, roubar direitos trabalhistas”
“Após 15 anos, a cooperativa de Mondragón se transformou, na maior da Espanha e começou a se subdividir em grupos que prestam serviços entre si e para fora do complexo”
“Não acredito que a gente queira voltar ao passado e construir uma indústria como antes. Por isso, o cooperativismo vai se tornar cada vez mais importante.”
Fonte: Sinopses dos artigos “Associativismo é alternativa” e “ Cooperativa – A união que combate o desemprego,” de Artumira Dutra, da Editoria de Economia do jornal O Povo, de 23.05.99 domingo.
Categoria: Recursos Humanos
Enviar por email
Imprimir este Post
